Hoje é dia: 27/06/2026

Últimas Notícias

Sindicato dos Professores da Zona Centro Denuncia Arbitrariedades no Ensino Especial

O Sindicato Professores Zona Centro, (SPZCentro) denuncia as arbitrariedades que estão a envolver a colocação de docentes no Ensino Especial para preenchimento de vagas manifestadas pelas escolas.

O SPZCentro teve conhecimento de que muitos docentes com especialização no ensino especial e que por força dos mecanismos do concurso se viram impossibilitados de concorrer ao ensino especial, estão a ser convidados independentemente de qualquer publicitação para preenchimento de vagas existentes nas escolas.

Tal situação para além de pôr em causa as mais elementares regras de legalidade no que concerne à transparência das colocações confirma a absoluta desorientação da equipa do ME e o reconhecimento dos erros por si cometidos para o concurso de docentes 2009/2013, e que impediu esses docentes de se candidatarem a vagas no Ensino Especial.

O SPZCentro entende, que este comportamento por parte do ME revela o desespero de uma equipa que, depois de quatro anos a denegrir a imagem dos professores e a impor autoritariamente uma política do “posso, quero e mando”, pretende atamancar, desesperadamente, ultrapassando todas as elementares regras de transparência em matéria de colocação de docentes, com intuitos meramente de demagogia política em vésperas de um acto eleitoral.

 

Coimbra, 18 de Setembro de 2009

A Direcção do SPZCentro

Professores correm o risco de terem de pagar para trabalhar

Professores correm o risco de terem de pagar para trabalhar O exercício da actividade docente merece respeito. O SPZCentro denunciará e intervirá em todos os casos em que sejam postos em causa os direitos dos professores.O Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZCentro) manifesta-se perplexo com a denúncia feita por docentes relativamente a arbitrariedades levadas a cabo por órgãos de direcção de Agrupamento de Escolas no que concerne ao exercício da função docente em regime de itinerância.De forma prepotente, alguns directores estão a obrigar docentes a deslocar-se entre escolas do mesmo Agrupamento que distam entre si vários quilómetros, o que só pode ser feito em transporte próprio. A insensibilidade é tal que leva os directores dos agrupamentos a nem sequer confirmarem se os professores estão ou não habilitados a conduzir ou se têm carro próprio.Estes professores sem carta de condução, sem viatura, com problemas de saúde que os impossibilita de conduzir ou, ainda, sem poderem recorrer a transportes públicos (inexistentes ou incompatíveis com os horários escolares) terão de fazer uso de táxis para se deslocarem entre as escolas.Estes casos, na prática, levam ao ridículo de obrigar os professores a terem de pagar para trabalhar.O SPZCentro está atento e denunciará publicamente qualquer tipo de abusos desta ou de outra natureza. Para o efeito, colocará ao dispor de cada docente os seus serviços jurídicos.Coimbra, 15 de Setembro de 2009 A Direcção do SPZCentro

Descalabro nas colocações de docentes

Descalabro nas colocações de docentesO Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZCentro) denuncia a situação caótica que se vive neste momento nas colocações de professores, através do mecanismo da Bolsa de recrutamento / Oferta de Escola.Desde ontem que o ME pôs em funcionamento uma aplicação informática que visa a colocação rápida de docentes de acordo com as necessidades apresentadas pelas Escolas e constantes dessa plataforma.Com essa medida o ME introduziu no sistema um grave mecanismo de injustiça, uma vez que por uma diferença de segundos um docente mais graduado pode ver-se ultrapassado por outros menos graduados.Acresce ainda que esta grave injustiça é complementada de forma absolutamente incompreensível e inaceitável com a inexistência de listas de colocação dos docentes, estando estes na prática impossibilitados de poder controlar as colocações  e de exercer o direito de recurso, em absoluta violação dos mais elementares princípios do ESTADO DE DIREITO, mormente o princípio da legalidade.O SPZCentro alerta que, no momento em que o ME decidiu alterar o diploma de concursos dos professores, esta e muitas outras situações foram, pelo SPZCentro e pela FNE, devidamente expostas e chamadas a atenção para as consequências dos seus efeitos. Como foi timbre deste Ministério da Educação, este nunca quis dar ouvidos às propostas dos sindicatos porque se achou sempre de forma prepotente dono da verdade, não acautelando deste modo erros que poderiam ser evitados com grave prejuízo para os professoresO SPZCentro, apela por isso ao ME para que de forma rápida reveja os mecanismos concursais que estão a ser aplicados de forma a evitar novas situações de injustiça e actue, reparando as situações já criadas.  Coimbra, 11 de Setembro de 2009 A Direcção do SPZCentro