Últimas Notícias
Avaliação de Desempenho imposta pelo ME está desacreditada pelo CCAP
O SPZCentro considera que o Ministério da Educação deve tirar todas as
consequências do Documento “Recomendações nº 5” do Conselho Científico
para a Avaliação dos Professores, anulando todos os procedimentos que
erradamente impôs às escolas e que quis transformar num pseudo-processo
de avaliação. Como o SPZCentro/ FNE denunciou desde o início, este processo de
avaliação, pelo seu carácter penalizador, complexo e burocrático,
instalou um enorme mal-estar com consequências gravíssimas, quer ao
nível do clima interno das escolas, quer ao nível da própria
estabilidade emocional de milhares de docentes.
O Ministério da
Educação confundiu as críticas que o SPZCentro/FNE sistematicamente expôs com
meras reacções de resistência à mudança sob a acusação de se limitar a
querer impedir que os docentes portugueses fossem avaliados. O
documento do CCAP agora divulgado vem afinal confirmar todas e cada uma
das críticas que o SPZCentro/FNE formulou em todo o tempo.
Impõe-se agora que
o Ministério da Educação perceba que não só o modelo de avaliação está
errado, como errados são os pressupostos do ECD que o sustentam,
nomeadamente a inútil e injustificada divisão arbitrária dos docentes
portugueses em titulares e não titulares.
Impõe-se agora que o
Ministério da Educação assuma que, tal como o SPZCentro/FNE previu, de
simplificação em simplificação, chegou o dia em que todo o modelo está
posto em causa e não tem qualquer sustentabilidade.
Impõe-se agora
que o Ministério da Educação assuma que os procedimentos ditos de
avaliação eram inconsistentes, vazios de orientação pedagógica e sem
procurarem melhorar as práticas docentes, pelo que pura e simplesmente
não devem ter quaisquer efeitos.
Impõe-se agora que o Ministério da
Educação assuma que andou a perder tempo na persistência da manutenção
de um modelo que se esgota em si próprio.
Impõe-se agora que o
Ministério da Educação assuma a responsabilidade dos custos que esta
teimosia comporta, ao nível dos efeitos negativos que provocou, quer
das dificuldades acrescidas que criou agora que é necessário partir
para a formulação de nova estrutura de carreira e de nova avaliação de
desempenho.
Assim, o SPZCentro/FNE não deixará de exigir que o Ministério da
Educação retire todas estas consequências do relatório que agora está
divulgado.
- Log in to post comments
SPZCentro preocupado com o Ensino Articulado
Protocolos com entidades privadas
SPZCentro preocupado com o Ensino Articulado
O SPZCentro está a acompanhar com atenção a evolução dos protocolos do ensino articulado entre escolas públicas e entidades privadas.
Diversas instituições privadas têm vindo a estabelecer protocolos com escolas públicas do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, oferecendo as componentes artísticas em regime de articulação com o Ensino Público. Na reunião de ontem com o secretário de Estado-adjunto da Educação, o SPZCentro, no âmbito da FNE, solicitou o levantamento rigoroso das instituições particulares que estão a concretizar este tipo de protocolos.
Sem querer colocar em causa o direito de proporcionar aos alunos uma componente curricular artística, que muitas vezes a escola pública não consegue dar resposta, o SPZCentro e a FNE avaliarão as condições em que este ensino articulado, protocolado, está a ser desenvolvido. Com esta acção, o SPZCentro e a FNE pretendem aferir a acreditação das entidades de forma a garantir a qualidade do respectivo ensino, pela simples razão de que estes protocolos envolvem apoios directos do Estado. O SPZCentro e a FNE pretendem ainda avaliar os efeitos da eventual subtracção de horas a determinadas áreas curriculares do ensino básico regular. De referir que esta situação pode colocar em causa o cumprimento nos estabelecimentos do Ensino Público daquilo que é exigível em termos curriculares aos alunos.
O SPZCentro defende, pois, que é fundamental garantir a salvaguarda de toda a componente curricular dos alunos das escolas públicas de ensino regular.
Coimbra, 18 de Junho de 2009
A Direcção do SPZCentro
- Log in to post comments
Resultados do concurso para Escolas Prioritárias
Já se encontram disponíveis as colocações nas escolas prioritárias. ATENÇÃO aos prazos:
Aceitação da Colocação - 48 Horas (Site DGRHE - Até às 24h do dia 17/Junho/2009)
Apresentação - Primeiro dia útil do mês de Setembro
Basta clicar na hiperligação para aceder à página com o vosso resultado
Listas de colocação definitivas – Aceda à aplicação de consulta e aceitação
- Log in to post comments
