Últimas Notícias
Selecção de docentes licenciados para docência em Angola
Aviso de abertura do processo de selecção de licenciados para Angola no âmbito do Programa de Apoio ao Reforço do Ensino Secundário em Angola - SABER MAIS.
O Aviso detalhado, bem como toda a informação relativa ao Programa em apreço, estão disponíveis no sítio de Internet do IPAD - Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.
COOPERAÇÃO ANGOLA/PORTUGAL
Programa de Apoio ao Reforço do Ensino Secundário – SABER MAIS
SELECÇÃO PARA DOCÊNCIA
DE LICENCIADOS
SEM RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO PÚBLICO POR TEMPO INDETERMINADO
PREVIAMENTE ESTABELECIDA
AVISO
Pretende-se contratar 100 licenciados, sem relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente estabelecida, para exercerem funções de docência no âmbito do Programa SABER MAIS com vista à valorização dos recursos humanos angolanos do actual subsistema de Ensino Médio Normal.
Para o efeito, será disponibilizada uma Plataforma Informática, através da qual serão enviadas as candidaturas. A Plataforma estará acessível entre 15 e 21 de Maio de 2009, através da página electrónica do IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, I.P.
As áreas focais indicadas pelas autoridades angolanas são as seguintes: Português, Matemática, Física, Química, Biologia, Informática, Educação Visual e Plástica e Educação Física.
A selecção será replicada em momentos diferentes ao longo do período do PIC pelo que os candidatos considerados elegíveis poderão ser convocados para prestação de provas, em momentos diferentes.
Igualmente, a contratação e início efectivo de funções dos seleccionados finais ocorrerão em momentos diferentes.
Consulte o sítio do IPAD na Internet em http://www.ipad.mne.gov.pt para aceder ao Aviso detalhado.
- Log in to post comments
DREC dá razão ao SPZCentro
DREC dá razão ao SPZCentro
Directora Regional manda suspender listas de professores de transição para a modalidade de contrato de trabalho em funções públicas
A partir do momento em que algumas escolas publicaram as listas de professores de transição para a modalidade de trabalho em funções públicas, o Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZCentro), filiado na FNE, considerou o acto ilegal, protestando e reagindo junto de quem de direito.
O SPZCentro sempre assumiu que este procedimento inopinado, levado a cabo pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) e pelo Ministério de Educação (ME), só poderá ser eventualmente operado num quadro da revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD).
Com a suspensão deste acto, a DREC vem ao encontro da exigência do SPZCentro, considerando que não estão, ainda, definidas as regras de transição no que diz respeito à carreira docente, como corpo especial.
Apesar de tudo, desde o princípio desta precipitação da DREC e do ME, o SPZCentro colocou à disposição de todos os seus associados os meios necessários para cada professor poder protestar e recorrer. Aliás, até à presente data, foram muitos os professores que apresentaram recursos nesse sentido.
Com esta decisão de suspender as listas, é reposta a justiça e o cumprimento do preceituado na lei vigente.
Coimbra, 15 de Maio de 2009
A Direcção do SPZCentro
- Log in to post comments
Protesto de 26 de Maio
Protesto de 26 de Maio
26 DE MAIO - JORNADA NACIONAL DE PROTESTO, LUTA E LUTO DOS PROFESSORES
É com esta paralisação que os professores pretendem, em 26 de Maio, assinalar o Dia de Protesto, de Luta e de Luto nas suas escolas, com as aulas a começarem apenas às 10.30 horas.
Será mais um momento para chamar a atenção de toda a comunidade educativa para os problemas que os professores continuam a viver, bem como a Escola Pública que tarda em ser respeitada e valorizada, o que constrange a sua capacidade de resposta, ainda mais importante neste momento em que o nosso país atravessa um crise grave que se abate sobre as famílias, com reflexos na sua estabilidade e qualidade de vida.
- • Contra a divisão da carreira em categorias, em defesa da dignidade da profissão e dos seus profissionais.
• Contra esta avaliação do desempenho e pela sua substituição por outro modelo justo, exequível e científica e pedagogicamente correcto.
• Por outra política educativa que não prossiga este inadmissível ataque contra a escola pública e os seus profissionais.
• Por um Estatuto de Carreira que dignifique e respeite a Profissão Docente.
COMO ORGANIZAR A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NESTE DIA?
Neste dia, os Professores e Educadores realizarão uma importante Jornada de Protesto que assumirá um papel estratégico de contestação às políticas do Governo para a Educação, designadamente nas matérias que estão relacionadas com a nossa Profissão.
Participar nesta grande acção nacional de protesto consiste em:
Não realizar qualquer actividade docente entre as 8H00 e as 10H30. Para tal os professores realizarão uma Greve de dois tempos lectivos, no máximo, coberta por pré-aviso entregue pelas organizações sindicais da Plataforma. Com custos reduzidos para os docentes e para os alunos, esta acção terá uma função simbólica muito importante: Reafirmar que os docentes portugueses não desistem. Pelo contrário, resistem às imposições de um Governo que cometeu o maior ataque de que há memória contra os docentes, em particular, e os trabalhadores da administração pública, em geral, bem como contra a Escola Pública.
Manifestar o nosso repúdio e indignação pelos ataques de que foi alvo a Profissão Docente pelo Ministério da Educação de Maria de Lurdes Rodrigues e tornar público o nosso descontentamento e disponibilidade para continuar a lutar.
Como fazer, para que todos possamos participar nesta acção de protesto:
• colocar, em local bem visível para toda a comunidade educativa, um cartaz de afirmação do protesto dos professores e de luto por esta política [este cartaz será fornecido pelos Sindicatos e deverá ser afixado ainda no dia 25 de Maio];
• colocar no exterior da Escola/Sede de Agrupamento uma faixa ou pendão/pendões com o protesto dos professores [para tal, os sindicatos fornecerão o pano/manga de plástico/ráfia e restante material necessário à sua afixação – o texto deverá ser da autoria dos professores do agrupamento/escola e deve adequar-se aos objectivos da nossa luta];
• no período em que decorrerá a paralisação (entre as 8H00 e as 10H30), nos locais onde tal for possível, poderá realizar-se uma reunião, convocada pelos professores entre si, para uma hora previamente indicada (até à véspera, 25 de Maio), em que aprovarão posição do conjunto dos docentes [a Plataforma Sindical fará uma proposta de posição a ser adoptada, adaptada ou simplesmente considerada, para que os professores possam aprová-la e que constará nas páginas electrónicas. Deve ser enviada uma cópia para o mail de um dos Sindicatos da Plataforma ou, por FAX, para 213 819 198]
Colega, vamos fazer de 26 de Maio uma Jornada de Protesto dos Professores, a caminho de uma grande Manifestação no dia 30 de Maio!
- Log in to post comments
