Hoje é dia: 26/06/2026

Últimas Notícias

Greve: Professores lutam pela dignificação da sua profissão

PROFESSORES LUTAM PELA DIGNIFICAÇÃO DA SUA PROFISSÃO
E EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA!

A Greve Nacional de Professores e Educadores prevista para amanhã, dia 3 de Dezembro, será uma das maiores de sempre. A unidade e coesão dos  professores  fazem-se sentir como nunca e a sua expressão traduzir-se-á numa  elevadíssima  adesão à greve de amanhã.
Ao partirem para esta greve, os professores colocam como objectivos  estratégicos a defesa dos superiores interesses da Escola Pública, da  qualidade do seu desempenho e das boas aprendizagens dos alunos. No  imediato, e como pressuposto para o desbloqueamento da situação de  profundo  conflito que se instalou entre o Ministério da Educação e os professores,  a  exigência é a de suspensão do actual modelo de avaliação, a negociação de  uma solução transitória, para este ano, que evite o recurso a actos  administrativos e o início imediato da negociação de um novo modelo de  avaliação a vigorar no futuro.
Este novo modelo de avaliação deverá ser negociado no âmbito de uma  indispensável revisão do Estatuto da Carreira Docente que garanta,  igualmente, a eliminação das quotas de avaliação e a o fim da divisão dos  professores em categorias.
A bloquear o desenvolvimento de qualquer quadro negocial que envolva o ME  e  as organizações sindicais de professores encontram-se as posições de um  Ministério da Educação que, intransigentemente, veta a possibilidade de  suspender o seu modelo de avaliação e de o substituir por outro. E, nesse  sentido, sem recuar ou ceder no que quer que seja, o ME limitou-se, até  agora e apenas para este ano, a simplificar procedimentos do seu modelo de forma a garantir que se aplique.
Os professores e educadores rejeitam essa simplificação por saberem que ela é inaplicável. Os professores exigem um modelo que seja cientificamente capaz, pedagogicamente adequado e promotor de melhorias nas práticas docentes e já o provaram em diversas acções que levaram a efeito ao longo do mês de Novembro, desde logo a Manifestação de dia 8, que juntou mais de 120.000 professores, e os protestos nas capitais de distrito que decorreram ao longo de toda a semana passada. Uma vez mais, amanhã, dia 3 de Dezembro, os professores dirão qual a sua vontade e os Sindicatos de Professores mais não terão do que respeitar e assumir as reivindicações da classe que representam. É o que farão!
Recorda-se que, a manter-se a intransigência do ME e do Governo, os professores levarão por diante outras acções que já se encontram previstas, como a vigília junto ao ME nos dias 4 e 5 de Dezembro e a realização de novas greves, por regiões, entre 9 e 12 de Dezembro.
Está nas mãos do ME e do Governo saber interpretar o sentimento dos professores e disponibilizar-se para que se encontre uma solução para este profundo conflito que, a não haver uma resposta positiva às reivindicações dos docentes, tenderá a agravar-se.
Depois da Greve de dia 3 de Dezembro, a Plataforma Sindical dos Professores considera estarem criadas as condições indispensáveis para que, num quadro absolutamente claro sobre a determinação dos professores e as suas posições, as negociações avancem, tendo como ponto de partida a suspensão do actual modelo de avaliação. Se o Governo não compreender isto e se mantiver, obsessivamente, na disposição de levar, até às últimas consequências, um braço de ferro com os professores e educadores portugueses, estará a optar, irresponsavelmente, por uma via que porá em causa o normal desenvolvimento do ano lectivo.

É necessário que as escolas voltem a viver num clima de tranquilidade, serenidade e estabilidade, mas, para que assim seja, é necessário que o ME e o Governo deixem de regar o incêndio com gasolina…

A Plataforma Sindical dos Professores

... é Natal, é Natal ...

Acesso à ADSE através da internet para os beneficiários

NOVOS SERVIÇOS ONLINE PARA BENEFICIÁRIOS

A ADSE DIRECTA disponibiliza novos serviços para os Beneficiários Titulares onde poderão ter acesso aos seus dados, bem como à visualização da sua conta-corrente.
Através de um processo de autenticação (n.º de contribuinte fiscal e senha a DGCI), o beneficiário poderá aceder à ADSE
<http://www.adse.pt/page.aspx?idCat=71&idMasterCat=0&idContent=466&idLayout=
1> DIRECTA, onde e quando quiser, salvaguardando sempre a sua privacidade.
A nova funcionalidade permite ao beneficiário, para além de actualizar alguns dados pessoais, acompanhar a evolução de todo o processo de reembolsos de despesas de saúde, realizadas no âmbito do regime livre, bem como a emissão imediata de vários documentos (declarações de complemento de comparticipação, extractos, cópias de documentos e emissão de declarações para efeitos de IRS).
Este novo serviço só é possível devido à implementação de uma nova aplicação no processamento de reembolsos, que utiliza a imagem do documento, passando o mesmo a ser identificado e codificado informaticamente. Nesse sentido, chama-se a atenção para a importância dos dados que deverão constar no documento de despesa – número e nome que consta no cartão de beneficiário, bem como o cuidado de saúde a que se reporta.
Estes novos serviços são o resultado de uma aposta assumida por parte da ADSE, com o objectivo de uma maior proximidade com os seus Beneficiários.

A ADSE DIRECTA disponibiliza novos serviços para os Beneficiários Titulares onde poderão ter acesso aos seus dados, bem como à visualização da sua conta-corrente.