Últimas Notícias
Professores exigem respeito!

- Log in to post comments
Greve Nacional dos Educadores e Professores no dia 3 de Dezembro
Na sequência da reunião realizada na segunda-feira, dia 17, em Lisboa, em que analisou pormenorizadamente a actual situação no Ensino, "marcada pela extraordinária Manifestação de 8 de Novembro e pelo processo de suspensão da avaliação que está em curso nas escolas portuguesas" e pela necessidade de continuação da luta, a Plataforma Sindical dos Professores anunciou para o próximo mês de Dezembro:
- Greve Nacional dos Educadores e Professores no dia 3
- Vígília com permanência 24 sobre 24 horas à porta do ME nos dias 4 e 5
- Greves regionais dia 09 de Dezembro na região Norte, dia 10 no Centro, 11 na zona de Lisboa e Vale do Tejo e dia 12 no Alentejo e Algarve.
No dia 19 de Janeiro de 2009, por ocasião dos dois anos de publicação do "ECD do ME", haverá nova Greve Nacional para encerrar todas as escolas do País nesse dia.
A realização de uma reunião com a Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, nesta terça-feira, 18 de Novembro, às 11h00, é a primeira de um vasto e diversificado conjunto de acções que a Plataforma Sindical dos Professores vai desenvolver nas próximas semanas, cumprindo e dinamizando a Resolução aprovada no Marquês de Pombal, no passado dia 8 de Novembro, pelos 120 000 educadores e professores que deram vida a essa histórica jornada.
Além de pedir audiências às direcções dos partidos políticos com assento parlamentar, ao Presidente da República, ao Provedor de Justiça e à Conferência Episcopal, a Plataforma vai divulgar em breve uma Carta Aberta, dirigida não só aos docentes como a todos os cidadãos portugueses.
Nesta reunião estiveram presentes na Mesa representantes de todas as organizações que integram a Plataforma.
- Log in to post comments
Quem não cumpre o memorando?
Memorando de Entendimento
Quem não cumpre?
O Ministério da Educação tem querido fazer passar a ideia de que o Memorando de Entendimento subscrito com as Organizações Sindicais não estaria a ser cumprido por estas.
Impõe-se acabar com toda a desinformação e pôr a claro tudo aquilo em que o Ministério não está a cumprir.
No Memorando de Entendimento, a Plataforma Sindical dos Professores:
- reafirmou o seu desacordo com o modelo imposto pelo ME, o que aliás tinha sido expresso nos pareceres e posições emitidos ao longo dos processos de revisão do ECD e da regulamentação desta matéria;
- reafirmou, ainda, que os pressupostos base do desbloqueio da situação, que era na altura de profundo conflito, em nada alteravam as divergências de fundo que as organizações sindicais mantinham sobre o actual Estatuto da Carreira Docente, designadamente, quanto ao ingresso na profissão e à divisão dos docentes em "professores" e "titulares", agravada, aliás, por um concurso de acesso sujeito a cotas e com regras injustas e inaceitáveis e ao modelo de avaliação do desempenho que se considera injusto, burocrático, incoerente, desadequado e inaplicável e que, por isso mesmo, se acordou que seria revisto no final do ano lectivo de 2008/2009.
A Plataforma Sindical também reafirmou considerar “imperioso racionalizar a organização do horário dos docentes, aprofundando o que nesta matéria consta do Entendimento, no sentido de respeitar o direito ao tempo necessário para a excelência do exercício da docência, incluindo o tempo necessário para a actualização científica.”
No memorando está, ainda, claramente declarado que a Plataforma considera existirem “razões suficientes para que, apesar do entendimento (…) encontrado, os professores continuem a lutar por uma profissão dignificada no quadro de uma Escola Pública de qualidade, inclusiva e mais democrática.”
Impõe-se recordar o que é que, efectivamente, o Memorando de Entendimento definiu - sem quaisquer manobras de desinformação – e o que está a ser a prática nas escolas:
1º. Respeito pelo horário dos professores
|
O Memorando:
“Definição, |
Comentário:
Em |
2º. Organização do ano lectivo 2008/9
|
O Memorando:
“Negociação, |
Comentário:
O |
3º. Comissão Paritária
|
O Memorando:
“Com |
Comentário:
Até ao final do mês de Outubro: |
4º Formação Contínua
|
O Memorando:
“Em |
Comentário:
O |
5º Paridade da Carreira Docente com a Carreira Técnica Superior da Administração Pública
|
O Memorando:
“Na |
Comentário: Até esta data, não foi apresentada pelo Governo qualquer proposta no sentido do cumprimento deste ponto. |
6º Avaliação do modelo e Negociação Junho e Julho de 2009
|
O Memorando:
“Durante |
Comentário:
Com |
O que se assinou no Memorando de Entendimento e a sua aplicação ao processo em curso fica aqui explicitado. Tudo o resto não é mais do que uma enorme campanha de desinformação conduzida, com persistência pelo Governo.
- Log in to post comments