Hoje é dia: 28/06/2026

Últimas Notícias

Assim não, senhor Primeiro Ministro

A FNE foi surpreendida negativamente, como todos os Portugueses, pela comunicação de hoje do Senhor Primeiro-Ministro.

Já sabíamos que havia sacrifícios para suportar. Já sabíamos que a dimensão das dificuldades era colossal. Já sabíamos que tínhamos de aplicar um esforço colossal para ultrapassar os problemas. Já sabíamos que os Trabalhadores em geral teriam de suportar uma pesada fatura para se encontrar caminho e solução.

O que ficámos sem saber foi o que o Governo pretende fazer em termos de desenvolvimento, crescimento e emprego.

A receita da austeridade tem limites. É que sabemos que, em muitas circunstâncias, austeridade só se traduz em mais austeridade, porque não traz condições de desenvolvimento e de crescimento, antes só o caminho mais rápido para a recessão.

Os trabalhadores portugueses só ficaram a saber hoje que recai sobre mais dificuldades de vida e menores condições de trabalho a solução preconizada pelo Governo.

A FNE exige que o Governo assuma que a justiça social e o respeito pelos portugueses só é possível com medidas que promovam o desenvolvimento e o emprego. De outro modo, o abismo é a solução a que estamos condenados.

A FNE, em nome dos Trabalhadores que representa, discorda desta estreita e única via de resposta aos problemas de deficit com que nos confrontamos e que se traduz em aumentar a precariedade e em diminuir excessivamente as condições de vida dos Portugueses.

A FNE entende que se torna urgente que o Governo assuma, para além de medidas de restrição e de austeridade, a concretização de ações concretas de promoção de emprego com crescimento económico.

Porto, 13 de Outubro de 2011

A Comissão Permanente da FNE

Ministério garantiu que vai colocar de imediato professores destacados

O Ministério da Educação (MEC) vai proceder de imediato à colocação dos professores destacados por ausência de componente letiva e por condições específicas, garantiu hoje à Lusa o secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE).

João Dias da Silva afirmou que a FNE recebeu hoje a informação de que “iriam hoje ser colocados pelo MEC” os professores em destacamento por ausência da componente letiva (DACL) e por condições específicas (DCE).

Não especificando em concreto quantos professores estarão nestas condições, Dias da Silva referiu, no entanto, que no caso de DCE “serão cerca de 700” os profissionais que aguardavam colocação.

Para a FNE, esta situação já devia, contudo, “ter sido resolvida mais cedo” e o MEC “devia ter cumprido o compromisso de colocar os professores de DCE até ao final de setembro”, mas “mais vale tarde do que nunca”.

João Dias da Silva adiantou ainda à Lusa que na quarta-feira a FNE vai reunir com o MEC para “iniciar a negociação de diversas matérias”, entre as quais a revisão do Estatuto da carreira docente, a revisão do diploma de concursos e a revisão do regime jurídico de autonomia e gestão de escolas.

Esta reunião surge na sequência do acordo celebrado a 09 de setembro.

“É relevante que o Ministério tenha correspondido a este pedido e interessa que agora efetivamente se traduza em legislação aquilo que foi o acordo”, concluiu Dias da Silva.

Em setembro, a FNE assinou um acordo com o MEC sobre um modelo de avaliação dos professores, tendo-se a Fenprof recusado a fazer o mesmo.

JAP.

Lusa/Fim

Professores vão ao museu e ao melhor de La Féria

O Departamento do Docente Jubilado (DDJ), do Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZCentro), dá o pontapé de saída dos roteiros socioculturais do ano 2011-2012 no próximo dia 15 de outubro, numa iniciativa denominada “Ida ao Museu Condes de Castro Guimarães e ao Melhor de Filipe La Féria”.

Naquele dia, os professores visitarão pelas 14h 30m o edifício da Torre de S. Sebastião, atual Museu–Biblioteca Condes de Castro Guimarães, mandado construído pelo aristocrata Jorge O’Neil no início do século anterior.

O palácio, que foi inaugurado como museu em 1931, alberga peças de arte e mobiliário representativo de várias e inclui no seu acervo um órgão neo-gótico e a Crónica de D. Afonso Henriques, de Duarte Galvão.

O programa ficará completo com o espetáculo no Casino do Estoril com “O Melhor de La Féria”. Recorde-se que este musical estreou a 29 de setembro, e inclui os melhores momentos artísticos que o empresário levou à cena nos últimos 18 anos. Ao longo de uma hora e meia, destacam-se momentos musicais de “Amália”, “Passapor Mim no Rossio” e, dentre outros, “Jesus Cristo Superstar”

A atividade vai juntar professores dos distritos da Guarda e de Castelo Branco e tem o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

Covilhã, 3 de outubro de 2011 Departamento de Informação e Comunicação

Para mais informações, contactar as Delegações do SPZCentro:

C. Branco – Gabriel Constantino – Telm.: 91 906 53 43

Covilhã – Carlos Carvalho da Costa – Telm.: 91 974 99 38

Guarda – Asdrubal Lero – Telm.: 91 975 98 69

Seia – Paulo Barata – Telm.: 91 651 98 34