Hoje é dia: 27/06/2026

Professores mantêm-se vigilantes

Professores mantêm-se vigilantes
SPZCentro defende que não pode haver qualquer tipo de prejuízo por qualquer acção ou omissão ocorrida no primeiro ciclo de avaliação

A Comissão Permanente do Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZCentro) reunida ontem, em Coimbra, considera que a posição manifestada pela ministra da Educação indicia uma disponibilidade que a concretizar-se pode favorecer o restabelecimento de um clima de diálogo e de cooperação com as organizações sindicais. Clima esse propício e que vai ao encontro de soluções que respondem às reivindicações e expectativas dos professores.
O SPZCentro aguarda, pois, que no mais curto espaço de tempo e através de tomadas de posição inequívocas por parte da equipa ministerial do Ministério da Educação (ME) sejam dados passos claros no sentido de suspender o actual modelo de avaliação e seja devolvido às escolas um clima de tranquilidade que permita aos professores dedicarem-se ao que é mais importante, que são as aprendizagens dos alunos.

Reconhecendo o ME a necessidade de alterações ao Estatuto da Carreira Docente (ECD) em vigor, nomeadamente no que contende com a divisão dos professores em categorias e com o modelo de avaliação que foi a base do processo avaliativo ora em crise, o SPZCentro entende estarem criadas as condições objectivas para que nenhum docente possa ser prejudicado por qualquer acção ou omissão assumida no decurso no primeiro ciclo de avaliação.
O SPZCentro declara desde já que vai manter-se atento às decisões que o ME vier a adoptar, considerando que os docentes deverão continuar alerta e determinados na luta por uma Escola onde todos se sintam confortáveis e em que o objectivo primeiro seja a qualidade da educação.