Hoje é dia: 26/06/2026

SPZCentro na vigília

Quando regressou ao Ministério da Educação, a ministra da Educação encontrou os professores em vigília.

José Ricardo:  "espero que esta expressão da vontade da ministra da
Educação de substituir o actual modelo não seja apenas retórica, mas
seja concretizada em termos práticos" 

Ana Cristina (Figueira da Foz), explica a razão da sua presença nesta vigília

Rosa Bessa: "avaliar os colegas é um esforço desumano por um trabalho que não valoriza a componente lectiva".

Francisco Azevedo, professor há 22 anos, critica os cursos de formação, que leccionou em escolas da zona de Coimbra: "Nunca houve apoios para esses cursos", lamenta. Os cursos só "servem para melhorar as estatísticas de formação dos portugueses".

Carlos Palhares: "é uma vergonha o que o Ministério está a fazer à classe
docente". "Estamos a defender a classe docente. Sempre. Até ao fim".

"Avaliação sim, Suspensão já"

Presença do deputado Emídio Guerreiro (PSD)

Presença da deputada Alda Macedo (BE)

Presença da deputada Luísa Apolónio (PEV)

"Da indignação à exigência: Deixem-nos ser professores".

A contestação deste Estatuto da Carreira Docente vem desde que, nas negociações dele, o Ministério da Educação foi incapaz de acolher as nossas propostas alternativas

João Dias da Silva: "Mas não resumimos a avaliação à autoavaliação do professor. É preciso acabar com esta mentira e dizer que nós queremos esta solução como elemento de trabalho em cima da mesa de negociação"; "não há possibilidade de encontrar uma solução para este momento que estamos a viver, que não passe pelo restabelecimento de um processo de negociação que coloque em cima da mesa diferentes alternativas".

Esta vigília ocorre apenas um dia depois de uma greve que os sindicatos garantem ter sido "histórica", com uma adesão de 94 por cento (Lusa)

"Um, dois, três, já cá estamos outra vez"

"Se isto não mudar, nós havemos de voltar"