Hoje é dia: 27/06/2026

SPZCentro/FNE reúne com Ministério da Educação sobre Concursos

SPZCentro/FNE reúne com Ministério da Educação sobre Concursos


FNE e Ministério da Educação voltam a reunir hoje, desta vez numa ronda negocial sobre procedimento concursal – escolas prioritárias.

O Ministério da Educação anunciou que pretende que as escolas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), já no próximo ano lectivo, façam o recrutamento dos seus quadros, docentes contratados e de áreas especiais directamente, de acordo com os critérios que cada estabelecimento definir.

O SPZCentro/FNE sempre se manifestou contra qualquer possibilidade de realização de concursos a nível de escola para recrutamento de docentes, referindo sempre que o concurso a nível nacional, com preservação de lista graduada, é o mais justo e o mais equitativo.

Para o SPZCentro/FNE, havendo um concurso a nível nacional, com uma lista de graduação dos candidatos por ordem decrescente da sua graduação profissional, deverá ser este o princípio a respeitar para efeitos de colocação dos candidatos às vagas publicitadas, nomeadamente das escolas prioritárias.