Hoje é dia: 27/06/2026

Protesto de 26 de Maio

Protesto de 26 de Maio

26 DE MAIO - JORNADA NACIONAL DE PROTESTO, LUTA E LUTO DOS PROFESSORES
É com esta paralisação que os professores pretendem, em 26 de Maio, assinalar o Dia de Protesto, de Luta e de Luto nas suas escolas, com as aulas a começarem apenas às 10.30 horas.

[Pré-aviso de greve]

 

Será mais um momento para chamar a atenção de toda a comunidade educativa para os problemas que os professores continuam a viver, bem como a Escola Pública que tarda em ser respeitada e valorizada, o que constrange a sua capacidade de resposta, ainda mais importante neste momento em que o nosso país atravessa um crise grave que se abate sobre as famílias, com reflexos na sua estabilidade e qualidade de vida.

 

  • • Contra a divisão da carreira em categorias, em defesa da dignidade da profissão e dos seus profissionais.
    • Contra esta avaliação do desempenho e pela sua substituição por outro modelo justo, exequível e científica e pedagogicamente correcto.
    • Por outra política educativa que não prossiga este inadmissível ataque contra a escola pública e os seus profissionais.
    • Por um Estatuto de Carreira que dignifique e respeite a Profissão Docente.
    COMO ORGANIZAR A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NESTE DIA?
    Neste dia, os Professores e Educadores realizarão uma importante Jornada de Protesto que assumirá um papel estratégico de contestação às políticas do Governo para a Educação, designadamente nas matérias que estão relacionadas com a nossa Profissão.
    Participar nesta grande acção nacional de protesto consiste em:
    Não realizar qualquer actividade docente entre as 8H00 e as 10H30. Para tal os professores realizarão uma Greve de dois tempos lectivos, no máximo, coberta por pré-aviso entregue pelas organizações sindicais da Plataforma. Com custos reduzidos para os docentes e para os alunos, esta acção terá uma função simbólica muito importante: Reafirmar que os docentes portugueses não desistem. Pelo contrário, resistem às imposições de um Governo que cometeu o maior ataque de que há memória contra os docentes, em particular, e os trabalhadores da administração pública, em geral, bem como contra a Escola Pública.
    Manifestar o nosso repúdio e indignação pelos ataques de que foi alvo a Profissão Docente pelo Ministério da Educação de Maria de Lurdes Rodrigues e tornar público o nosso descontentamento e disponibilidade para continuar a lutar.
    Como fazer, para que todos possamos participar nesta acção de protesto:
    • colocar, em local bem visível para toda a comunidade educativa, um cartaz de afirmação do protesto dos professores e de luto por esta política [este cartaz será fornecido pelos Sindicatos e deverá ser afixado ainda no dia 25 de Maio];
    • colocar no exterior da Escola/Sede de Agrupamento uma faixa ou pendão/pendões com o protesto dos professores [para tal, os sindicatos fornecerão o pano/manga de plástico/ráfia e restante material necessário à sua afixação – o texto deverá ser da autoria dos professores do agrupamento/escola e deve adequar-se aos objectivos da nossa luta];
    • no período em que decorrerá a paralisação (entre as 8H00 e as 10H30), nos locais onde tal for possível, poderá realizar-se uma reunião, convocada pelos professores entre si, para uma hora previamente indicada (até à véspera, 25 de Maio), em que aprovarão posição do conjunto dos docentes [a Plataforma Sindical fará uma proposta de posição a ser adoptada, adaptada ou simplesmente considerada, para que os professores possam aprová-la e que constará nas páginas electrónicas. Deve ser enviada uma cópia para o mail de um dos Sindicatos da Plataforma ou, por FAX, para 213 819 198]
    Colega, vamos fazer de 26 de Maio uma Jornada de Protesto dos Professores, a caminho de uma grande Manifestação no dia 30 de Maio!
Tags: