Hoje é dia: 26/06/2026

Greve Nacional dos Educadores e Professores no dia 3 de Dezembro

Na sequência da reunião realizada na segunda-feira, dia 17, em Lisboa, em que analisou pormenorizadamente a actual situação no Ensino, "marcada pela extraordinária Manifestação de 8 de Novembro e pelo processo de suspensão da avaliação que está em curso nas escolas portuguesas" e pela necessidade de continuação da luta, a Plataforma Sindical dos Professores anunciou para o próximo mês de Dezembro:

- Greve Nacional dos Educadores e Professores no dia 3
- Vígília com permanência 24 sobre 24 horas à porta do ME nos dias 4 e 5
- Greves regionais dia 09 de Dezembro na região Norte, dia 10 no Centro, 11 na zona de Lisboa e Vale do Tejo e dia 12 no Alentejo e Algarve.

No dia 19 de Janeiro de 2009, por ocasião dos dois anos de publicação do "ECD do ME", haverá nova Greve Nacional para encerrar todas as escolas do País nesse dia.

A realização de uma reunião com a Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, nesta terça-feira, 18 de Novembro, às 11h00, é a primeira de um vasto e diversificado conjunto de acções que a Plataforma Sindical dos Professores vai desenvolver nas próximas semanas, cumprindo e dinamizando a Resolução aprovada no Marquês de Pombal, no passado dia 8 de Novembro, pelos 120 000 educadores e professores que deram vida a essa histórica jornada.

Além de pedir audiências às direcções dos partidos políticos com assento parlamentar, ao Presidente da República, ao Provedor de Justiça e à Conferência Episcopal, a Plataforma vai divulgar em breve uma Carta Aberta, dirigida não só aos docentes como a todos os cidadãos portugueses.
Nesta reunião estiveram presentes na Mesa representantes de todas as organizações que integram a Plataforma.