Hoje é dia: 28/06/2026

ME potencia a discricionariedade na colocação dos docentes


ME potencia a discricionariedade na colocação dos docentes

Ao pôr fim à selecção através da Bolsa de Recrutamento, a DGRHE transfere para as escolas essa responsabilidade, desrespeitando a lista de graduação naciona

 

O Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC) manifesta a sua perplexidade face à informação veiculada pela Direcção Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) do fim das
colocações através da Bolsa de Recrutamento.

 

O SPZC não pode deixar de considerar que esta atitude da DGRHE revela a desconsideração dos serviços do Ministério da Educação (ME) pelos docentes e pela qualidade da educação. 

 

Na verdade, depois de ao longo de todo este primeiro período os serviços do ME não terem confirmado os pedidos das escolas para o preenchimento das vagas supervenientes e, em consequência, terem deixado muitos alunos sem professor, apressam-se agora para terminar com
a plataforma que permitia a colocação centralizada dos docentes.

 

Ao actuar desta forma, o ME desresponsabiliza-se não só da colocação de docentes, como transfere para as escolas a selecção dos docentes, sem respeito pela lista de graduação nacional e com critérios que em muitos casos são desvirtuadores das mais elementares
regras de ordenação de profissionais da mesma área.

 

O SPZC considera esta atitude da DGRHE reveladora da forma displicente como o ME trata os concursos dos docentes e não deixará de continuar a bater-se pela alteração dos mecanismos concursais e pela implementação de regras que salvaguardem as legítimas expectativas dos
docentes, face a todo o tipo de acções discricionárias.