Cresce a conflitualidade nas escolas por causa da avaliação
Cresce a conflitualidade nas escolas por causa da avaliação
A acção pedagógica dos educadores e professores portugueses não pode ser tolhida por burocracias ou actividades que nada têm a ver com o acto de ensinar. O processo canhestro de avaliação está a gerar uma onda de mal-estar sem precedentes
O Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC) denuncia o clima de conflitualidade vivido nas escolas, decorrente da implementação do novo modelo de avaliação de desempenho.
O excesso de burocracia e a existência de quotas a que concorrem, em muitos casos avaliadores e avaliados, tem contribuído para o adensar de um clima de concorrência que se traduz, em muitos casos, em situações de clara crispação nas relações interpessoais e profissionais.
Desde o início deste processo que o SPZC chamou à atenção para esta situação e para as consequências que o mesmo poderia originar.
O SPZC lamenta que o Ministério da Educação (ME) não revele suficiente sensibilidade para perceber que o que mais interessa na escola é o sucesso dos alunos e não um qualquer processo de avaliação que, em nada contribuindo para a melhoria do processo educativo, apenas alimenta a concorrência entre docentes e não favorece a existência de um clima de cooperação, essencial para a obtenção de resultados positivos.
O SPZC apela pois ao ME para que reflicta sobre a decisão da implementação deste modelo de avaliação e acolha as propostas que em devido tempo lhe foram por nós apresentadas.
Uma educação de qualidade só é possível com Educadores e Professores motivados e empenhados no que de mais essencial é a sua função na Escola – ENSINAR!
- Log in to post comments