Hoje é dia: 25/09/2025

Direção do SPZC hoje reunida aprova resolução por unanimidade

A Direção do SPZCentro reunida hoje, em Coimbra, manifesta a sua profunda indignação pelo ataque que está a ser perpetrado por este Governo contra a Escola Pública e os Educadores e Professores portugueses

RESOLUÇÃO

A Direção do SPZCentro reunida hoje, em Coimbra, manifesta a sua profunda indignação pelo ataque que está a ser perpetrado por este Governo contra a Escola Pública e os Educadores e Professores portugueses.

Ignorando o esforço que estes profissionais, ao longo de décadas, devotaram à causa da Educação, colocando a Escola Pública em patamares de qualidade e sucesso, que todos os relatórios internacionais reconhecem, este Governo tem vindo a desmotivar, a descredibilizar e a empurrar para fora da Escola muitos e bons Educadores e Professores que deixaram de ver na Escola que o Governo lhes quer impor - a sua Escola.

O SPZCentro verbera esta atitude insensata do Governo que revela uma desconsideração inconcebível não só pelos profissionais, mas também pelos alunos e pelas suas famílias, que esperam da Escola Pública um referencial de qualidade, com profissionais motivados e empenhados.
Com as sucessivas medidas legislativas que tem vindo a publicar, o Governo está a transformar a Escola Pública num espaço inóspito, triste, frio e destituído de relações afetivas que são determinantes para que se produzam as aprendizagens.
O SPZCentro sempre se envolveu na defesa de uma Escola de qualidade e com direitos para todos os seus profissionais.

O SPZCentro não aceita por isso, pactuar com ações de desconsideração que o Governo tem demonstrado para com os Educadores e Professores, quer ao nível profissional quer ao nível pessoal.