Hoje é dia: 26/09/2025

SPZC considera abstrusa prova para professores contratados

Argumentos do Ministério da Educação e Ciência (MEC) são inconsistentes. O SPZCentro sempre se opôs a todas as tentativas do MEC, que com o pretexto de controlar a jusante a avaliação dos docentes, pretendeu impor-lhes uma prova, para poder retirar do sistema milhares de professores contratados.

O SPZCentro considera abstrusa a intenção do MEC em impor aos docentes uma prova de avaliação de conhecimentos, capacidades e competências.

O SPZCentro sempre se opôs a todas as tentativas do MEC, que com o pretexto de controlar a jusante a avaliação dos docentes, pretendeu impor-lhes uma prova, para poder retirar do sistema milhares de professores contratados.

O SPZCentro não aceita esta forma enviesada do MEC, em procurar à custa dos próprios professores, justificar a sua incapacidade na gestão dos docentes, numa fase posterior à sua formação inicial reconhecida e certificada por Instituições do Ensino Superior por si tuteladas e depois de muitos anos de exercício profissional reconhecido e avaliado com menções de Bom, Muito Bom e Excelente pelo próprio MEC. 

O SPZCentro rejeita liminarmente a prova que o MEC ora pretende impor e não deixará de no âmbito da FNE e por todos os meios jurídicos ao seu alcance, lutar pela salvaguarda dos direitos adquiridos por todos os docentes, nomeadamente os consagrados no artigo 4.º do Decreto – Lei n.º 75 / 2010 de 23 de Junho, que ora pretende revogar.

Coimbra, 24  de agosto de 2013

O Departamento de Informação e Comunicação do SPZCentro